domingo, abril 08, 2018

Mais um

(Escrito como resposta a um dos desafios do campeonato de escrita criativa)




Havia na quinta uma alameda de árvores frondosas, que na primavera se enchiam de verde, folhas pequenas, que preguiçosamente escureciam e em câmara lenta cresciam e se deixavam ficar até ao Verão, e que no inverno permaneciam estoicamente despidas, com os seus braços de infinitos dedos, que pareciam donos dos segredos que a tanto custo tentava esquecer.
Eram esses ramos de um castanho acinzentado que invadiam os meus pesadelos naqueles dias em que me deixava vencer e me dirigia ao bar mais próximo e perdia a conta aos copos que bebia.
Invariavelmente chegava a casa sem saber como, e num não pensamento aterrava no sofá verde da sala.
O não pensamento.
Foi isso que comecei a chamar-lhe com o decorrer dos anos.
A vulnerabilidade que experimentava quando a minha cabeça desligava, e ficava sujeita a todo o tipo de recordação.
O pior não eram as lembranças na verdade. 
O pior era lembrar-me do que não cheguei a ver.
Nos piores dos meus pesadelos está o lago no fim da alameda das árvores nuas.
E no fundo do lago um emaranhado tufo de finos ramos, como se de um ventre mortífero prestes a parir o inominável se tratasse.
E eu sou chamado, seduzido, num misto de excitação e terror, aproximo-me da margem, quero domar as águas, possui-las, numa tensão sensorial que me confunde e me inebria. 
E é então que o vejo. O corpo, como um nado morto, a boiar na superfície do lago, e quando o corpo se vira acordo sempre.
Mas sei que no sonho o corpo não é o do João, é o meu.

Já bebi quatro copos hoje.
Já sei que o não pensamento se vai instalar.
Não tenho coragem de ir para casa
Peço mais um copo, se calhar se beber mais não serei capaz de sonhar.



11 comentários:

  1. Como está a correr o curso?

    ResponderEliminar
  2. Não ê curso... É concurso mesmo!
    :)
    Nem bem nem mal, como esperado...
    Quando chegar ao fim direi!
    Devo ficar no primeiro terço....
    Sei lá!

    ResponderEliminar
  3. Tem potencial para uma boa classificação diria eu.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. escreve muito bem.
    parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Coimbra e Manuel Veiga,
    Sois uns cavalheiros!
    Muito obrigada!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito.
    (vim retribuir a visita e fiquei fã 😊)
    Não tenho muito jeito para escrever mas tenho jeito para ler. Eheheheh
    Por isso, toca a escrever mais, para eu regressar

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda!
    Bem vinda!
    Vou escrevendo... vou escrevendo...!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Inquietante!
    Quisera eu conseguir descrever o que sonho...
    Acho que o desafio foi mais do que superado, independentemente de estar ou não em causa um concurso.

    Beijinhos d'escrita
    (^^)

    ResponderEliminar
  9. Estevão correu mal é verdade.
    Já o último texto ficou muito mauzinho... Vai-me fazer passar para o meio da tabela!!
    Ahahahah

    ResponderEliminar
  10. Sempre escreveste muito bem (já te leio há anos e anos ou já não te lembras?) e este é a prova de que estás cada vez melhor. Ganhes ou não o concurso para já e sempre tens aqui uma super fã:)))

    Um abraço sincero e sorridente

    ResponderEliminar
  11. :)
    É verdade Fatyly!
    És uma presença sempre bem vinda por aqui há muitos anos!
    Toma lá um abraço!
    :)

    ResponderEliminar